terça-feira, 11 de outubro de 2011

Benefícios de Montar quebra-cabeça


O Projeto Ressignificar utiliza constantemente o Quebra-cabeça em suas atividades pois
desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas!


Acredita-se que o quebra-cabeça tenha surgido, aproximadamente, em 1760, quando cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em diferentes partes.

A agilidade supera qualquer força física neste jogo, que há muito é percebido por pais e especialistas como um aliado em educação que vai muito além de um simples brinquedo, uma mera fonte de entretenimento.

No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.

É recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas anteriormente citadas.

O quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.

Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura.

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A pesquisadora norte-americana Marlene Barron, chefe da Escola Montessoriana do West Side, em Nova Iorque, realizou uma experiência desafiando crianças de três e quatro anos de idade a montarem quebra-cabeças de 100 a 300 peças e os resultados foram surpreendentes. Segundo ela, a experiência foi um sucesso, inclusive no âmbito de inclusão social, já que as crianças "compartilhavam suas estratégias com seus parceiros”. Ainda segundo Marlene, "montar quebra-cabeças é uma atividade social riquíssima pois induz o diálogo acerca do processo, sobre a história apresentada na imagem a ser montada e sobre experiências pessoais das crianças ligadas à imagem do quebra-cabeça”. Para ela, trabalhar com quebra-cabeças mais elaborados é uma atividade que as crianças podem fazer em casa também.

Oferecer às crianças diferentes quebra-cabeças reforça enfaticamente sua educação e desenvolvimento, não só em casa, como também na escola.

Abaixo, seguem algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:

- Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente números, letras, cores, animais, etc;

- Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.

- Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça, ela está manipulando este pedaço do brinquedo para ver onde ele se encaixa. A ação conjunta de sua mão com o olho, ambos trabalhando de maneira coordenada, são extremamente benéficas e altamente reforçadas através deste processo de tentativa, erro e acerto.

- Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem ser montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se encaixe.

Ao escolher um quebra-cabeça para o seu filho, considere as seguintes indicações de especialistas no assunto:

- Idade: Certifique-se de que esteja adquirindo um tipo adequado de quebra-cabeça para a idade de seu filho. Por exemplo: quebra-cabeças com peças maiores são ideais para crianças menores, que ainda estão em processo de desenvolvimento da coordenação motora. Elas são fáceis de montar e este tipo de quebra-cabeça pode ser usado para ensinar diferentes formas como círculo, quadrado, triângulo, formas ovais, retângulos, corações etc. Quebra-cabeças de alfabeto e palavras são excelentes auxiliares para crianças que estejam passando pelo processo de alfabetização. Às crianças mais velhas são indicados quebra-cabeças com mais peças, variando entre 50 e 200 unidades, de acordo com a habilidade e o hábito de brincar com peças de montagens do seu pequeno;

- Material: Você pode escolher entre quebra-cabeças fabricados com madeira, papelão, plástico, espuma, etc. Vai depender bastante do seu objetivo. Tenha em mente o que deseja. Por exemplo: texturas melhoram a percepção sensorial, o tato, bem como habilidades cognitivas;

São quase infinitas as opções de quebra-cabeças disponíveis no mercado. E ter consciência destas dicas poderá tornar uma das formas de brincar mais antigas e prazerosas ainda mais eficiente na educação de suas crianças.

Um comentário:

  1. Estou ajudando um menino de 8 anos dando aulas de reforço. Sempre ofereço quebra-cabeça aos meus alunos mas nem sempre as mães veem com bons olhos pois na cabeça delas ao colocarem seus filhos no reforço escolar, seus filhos não podem mais errar e se a professora der um brinquedo acaba sendo julgada, eu me recuso a parar de oferecer quebra-cabeça aos meus alunos assim como vou continuar contando histórias e propondo atividades de arte pois sei que eles amam e na escola os professores não podem oferecer devido ao grande número de conteúdos, Amei seu blog, e vou mostrar o texto acima a todos os pais que vierem questionar minha forma de trabalhar.

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