sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Postura correta melhora atenção no colégio

Antônio Marinho - O Globo
Fisioterapeutas ensinam como se sentar corretamente nas carteiras, como carregar mochilas, na Escola de Postura - Simone Marinho/O Globo
RIO - Pesquisas mostram que a maioria dos alunos tem má postura. Um dos motivos é o mobiliário inadequado nas escolas. (Aprenda a cuidar da sua coluna no seu dia-a-dia)

Na Alemanha, por exemplo, crianças de um colégio em Neumark assistem às aulas num púlpito. No Brasil, já existem carteiras ergonômicas que são ajustadas de acordo com o biotipo. Outro problema que causa desvios de coluna é o uso de mochilas. Em Portugal, o governo aprovou a redução de dimensões e o peso máximo de livros de acordo com o nível de ensino e a idade dos alunos. Para fisioterapeutas, a maneira correta de se sentar, andar e carregar o material escolar previne dores musculares e deixa o aluno mais atento em sala. Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital (só para assinantes).
O maior problema em sala são as carteiras. Na opinião de especialistas, o modelo universitário é o pior, principalmente para os canhotos. Os desenhos convencionais também deixam a desejar.
- Criança com a postura correta presta mais atenção à aula. Há escolas com carteiras e cadeiras desenhadas há 30 anos, que não permitem qualquer ajuste - diz Francisco Miguel Pinto, fundador da Escola de Postura Brasil, que projetou carteiras reguláveis e adaptadas inclusive para deficientes físicos. Elas estão em testes no Colégio Dimitri Marques, no Rio.
A cadeira precisa ser ajustada à altura e ter espaldar largo, que ofereça apoio para as costas. O assento deve ser confortável e rígido, para impedir que a pessoa escorregue ou afunde. Na carteira ergonômica os pés encostam no chão, com joelhos formando ângulo de 90 graus, assim como braços e cotovelos:
Aqueles que ficam mais de duas horas sentados precisam de intervalos de cinco a dez minutos de descanso para relaxar o corpo. Nessas pausas, deve-se fazer movimentos rotatórios lentos de cabeça, girar os ombros para a frente e para trás, mexer os punhos para um lado e para o outro, praticar agachamento e fazer flexões de dedos.
Já o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso de quem a transporta. Pesquisa da Associação Portuguesa para Defesa dos Consumidores (Deco) mostrou que 53% das crianças carregam peso em excesso

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://oglobo.globo.com/fotos/2008/02/09/09_MVG_viver_postura.jpg&imgrefurl=http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/02/09/postura_correta_melhora_atencao_no_colegio-425555513.asp&usg=__25vxRLUWDD4o1kKgIfHbUZ7cTnM=&h=460&w=360&sz=25&hl=pt-BR&start=1&zoom=1&tbnid=ATkZ61-ncvk0jM:&tbnh=128&tbnw=100&ei=MqmqTvv6I4TegQeT5snDDw&prev=/search%3Fq%3Dpostura%2Bcorreta%2BEM%2BSALA%2BDE%2BAULA%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2ADSA_pt-BRBR355%26tbm%3Disch%26prmd%3Divns&itbs=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário