quinta-feira, 28 de março de 2013

TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

TDAH: Transtorno comum na infância, que afeta a atenção, a concentração e a organização  pode continuar no adulto.  

O  Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurobiológica que deixa muitos pais e professores desesperados. Muitos deles se sentem incapazes diante do transtorno, muitas vezes não o conhecem e nem sabem lidar com ele, o que pode causar grande frustração, tanto  para os pais e os educadores quanto para a criança.
A falta de atenção e a hiperatividade têm sido tema de destaque e muito discutido na última década. Na verdade podemos até dizer que os termos hiperatividade e déficit de atenção estão na moda e que atualmente muitas pessoas se a arriscam dizer quem têm o problema, mesmo não sabendo precisamente o que isto quer dizer. A falta de conhecimento acaba gerando muita confusão com os conceitos e com os tratamentos.
Uma criança que não para quieta, que é muito agitada ou indisciplinada, por exemplo, pode ser considerada hiperativa, no sentido de ser muito bagunceira, mas numa criança portadora do TDAH, alguns dos sintomas de déficit de atenção e de hiperatividade são exageradamente perceptíveis. A criança é nitidamente  diferente das demais crianças da mesma idade no controle de suas ações, portanto requer tratamentos adequados.
Estima-se que o TDAH afeta 3 a 5% de crianças em idade escolar, sendo diagnosticado mais em meninos que em meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário