PROPOSTAS COM MASSINHA DE MODELAR
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta
brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações,
possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita
o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação.
A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina,
formula hipóteses, testa suas idéias, busca aperfeiçoar suas criações.
Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo
além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha
passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz
acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.
Também através da massinha as crianças podem experimentar criações
tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e
conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática. A escola, muitas vezes,
explora largamente o trabalho com elementos bidimensionais: o desenho, o livro,
a pintura, etc. e ignora o trabalho com elementos tridimensionais.
Considerando os três aspectos propostos pelo Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil na área das Artes:
• o fazer artístico-
• a apreciação-
• a reflexão-
Podemos levantar algumas propostas com a brincadeira de massinha e percebê-la
como elemento essencial ao desenvolvimento das crianças. Com isso, devemos
conceber a esta brincadeira um olhar mais focado e crítico na escola. Pensemos
então, algumas formas de enriquecer esta atividade.
FAZER ARTÍSTICO:
Esta brincadeira pode se da através da exploração livre pelas crianças da
massinha;
OBS:
Podemos enriquecer esta brincadeira com forminhas, palitos, tesouras (sem
ponta) e inclusive, utensílios de cozinha como espremedor de alho, laranja ou
batata, além de brinquedos que possibilitem enriquecer a brincadeira como
panelinhas, copinhos, pratinhos, etc.
Para que explorem diferentes texturas, ofereça ou convide-as a pesquisar
objetos que podem deixar marcas como pente, régua, alguns brinquedos, etc.
Este material pode ser oferecido às crianças gradativamente, para que possam
explorá-los e experimentá-los criando novas possibilidades de brincadeiras e
posteriormente podem ser oferecido ao mesmo tempo.
Também podem ser propostas atividades cuja modelagem possui uma temática como
criarem bichos para um zoológico, ilustrarem uma história, etc. ou também
propostas nas quais as crianças criem quadros com massinha. Exemplo: Utilize um
papel grosso como papelão ou cartolina. Faça os diferentes desenhos com
massinha e coloque-os sobre o papel pressionando um pouco para que possam
grudar. Depois passe uma camada grossa de cola por cima de todo o quadro
(inclusive nas imagens feitas com massinha).
JOELMA COUTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário