terça-feira, 11 de junho de 2013

Doenças da tireoide na criança



Assim como os adultos, as crianças sofrem, com maior frequência, com uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo), quando o organismo produz pouco hormônio tireoidiano, o que desacelera o metabolismo; ou com uma tireoide hiperativa (hipertireoidismo), quando o corpo produz hormônios tireoidianos em excesso, causando a aceleração do metabolismo.
As crianças podem nascer sem uma glândula tireoide que funcione corretamente, ou podem desenvolver problemas com o funcionamento da sua tireoide como resultado de uma das seguintes situações, muito pouco iodo em sua dieta, uma doença autoimune (como a Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Graves) ou lesão em sua glândula tireoide.

Habitualmente, o que leva a suspeitar de doença da tiróide são as queixas relacionadas com a produção diminuída (hipotiroidismo) ou aumentada (hipertiroidismo) de hormonas tiroideias ou o aparecimento de bócio, isto é, aumento de volume da glândula tiroideia, muitas vezes visível na base do pescoço, na face anterior.

É fundamental que os pais compreendam os sinais e sintomas dos principais problemas da tireoide para ajudar a garantir que seus filhos obtenham o apoio e tratamento que precisam.
Os sintomas do hipotireoidismo em crianças pode variar dependendo da sua idade, porém eles geralmente incluem:
  • Icterícia prolongada em bebês
  • Crescimento dos ossos/dentes atrofiado
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Puberdade atrasada

Os sintomas comuns de uma tireoide hiperativa em crianças incluem:
  • Mudanças no comportamento/desempenho escolar
  • Insônia
  • Inquietação
  • Irritabilidade

Problemas não diagnosticados da tireoide podem ter graves consequências no desenvolvimento físico e mental da criança. No entanto, o diagnóstico precoce é simples e permitirá que a criança se beneficie de um tratamento precoce.
Fale com seu médico se seu filho apresenta algum dos sintomas acima.

Os pais podem ter a tranquilidade de saber que os problemas da tireoide podem ser tratados, permitindo que as crianças vivam uma vida feliz e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário